Areia Branca

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Atividades econômicas






asasas

Fotos: Site Voz de Areia Branca
As atividades econômicas de Areia Branca caracteriza-se em Sal, Petróleo, Pesca e Energia eólica gerando renda e emprego para a comunidade.

Sal
Produto ligado às origens do município, o sal sumariamente importante para a economia do município. O sal de Areia Branca-RN é vendido tanto internamente quanto externamente. Internamente em várias cidades do Estado do Rio Grande do Norte e da Região Nordeste e externamente o sal é vendido a países tais como: Argentina, Chile, Estados Unidos, Bélgica, Venezuela e Nigéria.

Pesca
A pesca está intrinsecamente ligada às origens desta cidade. É uma atividade cuja expansão é frequente, no que tange tanto à pesca de pequena escala, quanto a de grande escala onde os profissionais veem a pesca como a forma de geração de emprego e renda.
O peixe atum a lagosta e o camarão são a espécies mais encontradas para serem comercializadas e estão presentes na culinária local.

Petróleo
A cidade de Areia Branca é um dos maiores produtores de petróleo em terra e esta entre os primeiros colocados em arrecadação em royalties. O imposto pela Petrobras é utilizado na melhoria da infraestrutura da cidade e no bem estar da população.

Energia eólica
Complexo eólico está localizado em areia branca,
é produtora de eletricidade a partir da fonte renovada, o complexo esta dividido em três parques eólico.
  • Usina de energia eólica carcara 1
Bairro da zona rural no município de Areia Branca
  • Usina de energia eólica carcara 2
Está localizada em Morro pintado
  • Usina de energia eólica terral
Bairro da zona rural em Areia Branca
Gerando empregos para a comunidade.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Núcleo de Educação Superior promoverá colóquio para discutir turismo em Areia Branca


Lacerda-secretario


Raimundo Lacerda é coordenador do Núcleo Avançado de Educação Superior de Areia Branca (Foto: Carlos Júnior/Arquivo)
O Núcleo de Educação Superior de Areia Branca (NAESAB) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte promoverão nos dias 10 e 11 de dezembro na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares, o I COLÓQUIO TURISMO: Estudos e Práticas.
Desenvolvido pelo Departamento de Turismo (DETUR/UERN), o Colóquio fomenta a discussão e a capacitação de acadêmicos e da sociedade sobre a temática de grande potencial na região.
De acordo com o coordenador do Naesab professor Raimundo Lacerda, o evento que é voltado para estudantes de turismo, donos de pousadas, bares e restaurantes, tem em sua programação palestras e oficinas de gestão financeira para estes estabelecimentos, gastronomia, recreação, qualidade no serviço, entre outros.
O evento é gratuito e aberto ao público e os interessados poderão se inscrever na sala do NAESAB, localizada na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares no turno noturno.
Confira a programação na íntegra AQUI
.

.Fonte : Voz de Areia Branca

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Topografia e acidentes geográficos


Cidade de Areia Branca(Foto: Voz de Areia Branca)

Município litorâneo, com a sua sede plantada à beira de um rio e um território que corre paralelo ao oceano, sem maiores penetrações para o interior do Estado, é claro que todos os seus acidentes geográficos estão ligados ao ciclo das águas.
Para Areia Branca, o Oceano Atlântico não é apenas o celeiro inesgotável em que sua população vai se abastecer diariamente do peixe nosso de cada dia, enfrentando o rigor dos ventos e das ondas, em frágeis embarcações à vela, nem tampouco, a líquida estrada, por onde os seus jovens, desde as épocas mais remotas, se aventuravam em busca de melhores dias e os empresários exportavam os mais variados produtos da região, sal, gesso, algodão, couro, peles. Ele é igualmente, a matéria-prima, na fabricação do sal.
No meio do Atlântico, tem o Porto-Ilha, em frente a Upanema e, em suas margens, brilham ao sol dos trópicos, algumas das mais belas praias do Nordeste: Praia do Meio, Upanema, Redonda, São Cristóvão e Ponta do Mel.
O segundo acidente mais importante do município é o rio Mossoró, depois do Açu, o mais extenso do Rio Grande do Norte. Porém, ao contrário deste, que nasce na Paraíba, o Apodi-Mossoró é genuinamente potiguar. Ele nasce na serra de Luiz Gomes, no Alto Oeste e, depois de atravessar toda a região, vai desaguar no Oceano Atlântico, pouco além da sede do município.

Como o Oceano, o rio Mossoró desempenha, igualmente, uma função social importantíssima. Nos manguezais que se estendem às suas margens, até além de Grossos, a população mais humilde vai encontrar na pesca de crustáceos um valioso meio de sobrevivência. Também como o mar, o Rio Mossoró concorre para a produção salineira. Suas águas se espraiam pelas várzeas que o margeiam, até as proximidades da cidade de Mossoró, entre gamboas e salinas.
Uma terceira categoria de acidentes geográficos são as praias já referidas. Há todo um colar de belas praias, enfeitando a costa branca areia-branquense: Upanema, Redonda, Cristóvão, Mel. Os visitantes de Areia Branca encantam-se com as suas belezas. No Mel, a visão luminosa do oceano, do alto da colina, brilhando ao sol, com a vila lá embaixo, à beira-mar; no Cristóvão, aquela imensidão de areias brancas que não acabam mais, como um convite à fantasia dos visitantes.
Estes são os principais destaques topográficos com que a natureza esculpiu Areia Branca. Todos, ligados às águas. Não há serras, não há florestas, não há lagoas. A altitude do solo é de 3 metros, por isto, o território do município é uma grande planície, à beira do oceano, por onde entram as águas do mar e se transformam em sal.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Atividades de Natureza em Areia Branca



Cais Tertuliano Fernandes vista do Rio Ivipanim (Foto : Geotrilhas)


Surf na praia de São Cristóvão (Foto : reprodução)

Areia Branca tem, efetivamente, opções para todos os gostos. Para quem busca o segmento alternativo do ecoturismo o município oferece falésias e dunas de grande atratividade. Foi graças à beleza cênica do lugar que produtores cinematográficos já escolheram Areia Branca para a produção de vários filmes com artistas de renome nacional. De um destes filmes, o que recebeu o título de “Maria, Mãe do Filho de Deus” e que teve a participação especial do conhecido Padre Marcelo Rossi, ficou no lugar um marco que começa a ser usado como atrativo turístico: são as três cruzes que, no contexto bíblico, uma delas representa a da crucificação de Jesus Cristo.
Do alto das falésias de Areia Branca deslumbra-se o maravilhoso encontro do mar com o sertão através da presença de mandacarus. O conjunto do relevo é formado de praias paradisíacas, dunas e falésias de até cinquenta metros de altura. Os organizadores de circuitos de rally normalmente incluem Areia Branca nos seus roteiros de passagem. O mar calmo e plano além de ser excelente para o banho tem atraído muitos praticantes de esportes náuticos, como: vela, windsurf, jet-ski, pesca artesanal, passeios de barcos e jangadas, etc. Os passeios em cavalos pela beira da praia também têm se tornado uma constante.
No rio Ivipanim, que banha a cidade e encontra-se com o Oceano Atlântico, pode-se passear em barcos à vela ou em lanchas, além da tradicional travessia das balsas para o município de Grossos. Nestes passeios aprecia-se o manguezal, inúmeras salinas, e pode-se até explorar os bancos de areias existentes nas proximidades e que são excelentes para banhos e para a pesca artesanal. 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Brasil recebe elogios pela Copa em reunião de ministros de Turismo


Cláudia Sanz

O 8º Encontro de Ministros de Turismo, realizado nesta terça-feira (4), em Londres, foi marcado por elogios unânimes ao Brasil em virtude do sucesso da realização da Copa do Mundo 2014. Representantes de cerca de 60 países participaram da cúpula de líderes mundiais do setor, sob a coordenação da Organização Mundial do Turismo (OMT). A reunião é uma das atividades da programação da World Travel Market (WTM), maior feira de turismo do mundo, que se estende até o dia 6 na capital britânica.
O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, representou o Ministério do Turismo no evento. Em sua apresentação, falou sobre os principais desafios para o turismo nacional e os avanços conquistados pelo país em especial com a realização da Copa do Mundo. Segundo ele, o megaevento acelerou investimentos em infraestrutura no Brasil e também o financiamento da iniciativa privada para obras como a construção e reforma de mais de 420 hotéis.
Para o representante do MTur, o turismo e os megaeventos estão estreitamente ligados e os impactos são diretos sobre os destinos turísticos. “Eles afetam questões que vão do investimento e geração de emprego ao crescimento do fluxo de turistas, em função da visibilidade que o país ganhou perante o mundo e que agora trabalhamos para manter”, disse o secretário Lummertz. O moderador da reunião de ministros, o apresentador da CNN Internacional, Max Foster, falou em nome de diversos ministros elogiando a organização da Copa do Mundo no Brasil, cuja organização ele classificou como “de imenso sucesso”.
O encontro buscava respostas para questões como mensurar os impactos sobre os destinos turísticos e promover eventos sustentáveis que envolvam as comunidades e gerem investimentos em qualificação profissional.
Além dos resultados matemáticos dos megaeventos para o destino realizador, há uma série de impactos positivos de imagem e reputação que ajudam a construir uma unidade nacional. Entre outros ativos que derivam desse movimento estão a formação de uma força de trabalho melhor preparada, o posicionamento do país como destino turístico para o mundo e o crescimento do turismo, devido à visibilidade alcançada.
Entre os palestrantes estiveram os ministros e secretários da Jamaica, Líbano, Portugal, África do Sul, Espanha e Tunísia, assim como o vice-presidente da administração Nacional de Turismo da China (CNTA), o presidente da Autoridade de Turismo do Qatar, o vice-presidente da Comissão para a Arábia Turismo, e o presidente do Visit Britain. Também participaram representantes do setor privado, como o presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), David Scowsill, o presidente da Associação Japonesa de Agentes de Viagens (JATA), Hiromi Tagawa, entre outros.

Fonte : http://www.turismo.gov.br/turismo

sábado, 1 de novembro de 2014

11 anos da casa museu Máximo Rebouças





Casa Museu conta a história de Areia Branca (foto: Carlos Júnior)


História é o que não falta, o museu do professor Máximo Rebouças completou ontem, 31, onze anos de existência, durante a programação que foi montada esteve presente a prefeita Luana Bruno, onde pode conhecer com mais detalhes o museu e também parabenizou o seu fundador. Hoje o museu é o maior do Rio Grande do Norte em peças, são mais de vinte e mil, com os próprios recursos o professor conseguiu construir a casa museu que contém toda a história areia branquense, para Máximo Rebouças é motivo de orgulho contar a história de Areia branca. O museu passou ainda por uma grande reforma e ampliação, hoje o espaço é bem amplo mesmo assim, ainda não é possível colocar todas as peças que Máximo Rebouças possui. As visitas poderão ser feitas individualmente ou em caravana, desde que haja agendamento prévio, os horários para visitas são das 8h às 11h30, das 14h às 17h30 e das 19h às 21h, mais informações pelo telefone (084)9634-4285.

Previsão do tempo