Areia Branca

sábado, 27 de dezembro de 2014

Arte e Música a Beira-Mar


Fernanda Azevedo, atração do projeto Arte e Musica a Beira-Mar(Foto: reprodução)

Neste sábado, 27, acontecerá o último Arte e Musica a Beira-Mar do ano, iniciativa da Prefeitura Municipal de Areia Branca, por meio das gerências executivas de Turismo, eventos e da Fundação de Cultura. 
O projeto acontece sempre no último sábado de cada mês, com shows musicais ao vivo com os artistas locais, na praça de eventos Rivadávia Ferreira de Medeiros, na praia de Upanema.
A atração desta última edição de 2014 ficará por conta da cantora Fernanda Azevedo, que fará um grande show.  

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Começa a venda de abadás para o Carnaval do Pererê Baby; folia em Areia Branca já foi uma das maiores do RN


Chico Paiva informa que reserva dos abadás já começou (Foto: Reprodução)

Durante entrevista no programa “Domingão da 104” do último domingo, 21, na Rádio Costa Branca (FM 104,3), o diretor dos blocos Pererê e Pererê Baby, Chico Paiva, confirmou que apenas o bloco infantil, o Baby, sairá no Carnaval 2015 de Areia Branca.
Na oportunidade Chico Paiva informou que a reserva de abadas para Carnaval do Pererê Baby já começou e os interessados podem procurá-lo na Serralheria San Giovanny, um dos pontos de venda.
A ausência do Pererê adulto no Carnaval do próximo ano será uma perda considerável, uma vez que a folia local nos últimos anos se resumiu aos blocos alternativos e o desfile escolas de samba. O Pererê era chamado de o bloco da sexta-feira, pois era ele que abria o Carnaval da cidade.
Em 2010 o Carnaval local atingiu seu auge com os gigantescos "arrastões" da praia para a cidade
O Carnaval de Areia Branca, que até 2012 figurava entre os melhores do RN, não deixou saudades só para os foliões, mas também para os comerciantes. Aliás, era uma festa que pela sua grandiosidade, findava beneficiando direto e indiretamente toda a cidade.
No que pese a situação de emergência à qual o município está enquadrado, como é que se pode pensar em turismo banindo do calendário de eventos justamente sua maior referência festiva, que era o Carnaval?
Na ponta do lápis, os prejuízos para a economia do município foram mais expressivos, quando se junta ao “finado” Carnaval eventos de peso como a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em agosto, e o réveillon.

Largo de eventos reunia a multidão com atrações de renome a cada noite de folia
No Carnaval, por exemplo, mais de 150 mil pessoas circulavam pelas praias e pelas ruas da cidade no calor da folia de Momo. Na festa de agosto, idem. O volume de visitantes representava seis vezes a população do município. Hotel, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, proprietários de imóveis para alugar, taxistas, mototaxistas, supermercados, distribuidores de bebidas, farmácias, bandas e cantores locais, vendedores de picolé, cachorro quente, entre outros, eram os grandes beneficiados pelo evento, responsáveis pelo aquecimento da economia e a projeção do município, em termos turísticos.
Fonte: Costa Branca News

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Turismo sustentável


(Foto: Divulgação)

O que é turismo sustentável ?

Segundo a OMT o turismo sustentável deve ser aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade, , ou seja, capaz de satisfazes as necessidades das presentes e futuras gerações.
Portanto, o desenvolvimento turístico deve pautar por "economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a  energia, e que venham a evitar, na medida do possível a produção de dejetos, deve ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais". (Artigo 3 Código de Ética - OMT).
Turismo Sustentável deve acima de tudo buscar a compatibilização entre os anseios dos turistas e os das regiões receptoras, garantindo não somente a proteção do meio ambiente, mas também estimulando o desenvolvimento da atividade em consonância com a sociedade local envolvida.
Desenvolver o turismo de forma sustentável implica em ações que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas, isto é, que atendam  as necessidades econômicas, sociais e ecológicas da sociedade conforme destacado pela OMT, em seu artigo 3 do Código Mundial de Ética do Turismo:
"A infra-estrutura deve ser concebida e as atividades turísticas programadas de forma que seja protegido o patrimônio natural constituído pelos ecossistemas e pela biodiversidade, e que sejam preservadas as espécies  ameaçadas da fauna e da flora selvagens. Os agentes do desenvolvimento turístico, principalmente os profissionais, devem permitir que sejam impostas limitações ou obstáculos às suas atividades, quando elas forem exercidas em zonas particularmente sensíveis: regiões desérticas, polares ou de elevadas montanhas, zonas costeiras, florestas tropicais ou zonas úmidas, propícias à criação de parques naturais ou reservas protegidas".

Como o empreendedor turístico pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo?

Através do Planejamento de sua atividade o empreendedor deve buscar soluções que contribua para a sustentabilidade de sua atividade e da sociedade, gerando desta forma benefícios não somente para seus clientes, mas também para o local no qual que está inserido.
Para tanto, o empreendedor deverá buscar alternativas que minimizem seu impacto, como reúso de águaeconomia de energia e água, dentre outros.

Fatores primordiais a serem observados no planejamento do turismo:
- não adoção do turismo de massa;
- desenvolver estruturas compatíveis com o meio ambiente em que se quer instalar;
- demonstrar ao seu cliente o perfil de turismo que se pretende desenvolver.

Quais as modalidades de turismo podem colaborar com o desenvolvimento sustentável do turismo?
 
O turismo de natureza, turismo rural e ecoturismo são consideradas modalidades de turismo que são mais sustentáveis pois se desenvolvem em harmonia com o local. Contudo, o turismo de forma sustentável deve ser desenvolvido por todos, pois o não atendimento a essa nova realidade fará com que muitos destinos e empreendimentos estejam condenados economicamente, tendo em vista que perderão sua atratividade, em virtude dos impactos negativos causados pelo seu empreendimento.

Fonte: sustentável turismo

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Circuito Petrobras de vela 2014


(Foto: Divulgação/site Costa Branca News)

No período de 12 á 14 de dezembro será realizado mais uma etapa do Circuito Petrobras de Vela, assim como no ano passado o evento irá acontecer na praia de Ponta do Mel. Uma programação está sendo preparada pela Prefeitura de Areia Branca e Petrobras, haverá palestras, eventos culturais, programação esportivas e além da tradicional Regata dos Pescadores.

Previsão do tempo