Areia Branca

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Divulgado edital para preenchimento de vagas remanescentes em curso de Cooperativismo


São 34 vagas oferecidas para o Curso técnico em Cooperativismo na modalidade de educação à distância em Areia Branca-RN.
Curso é ofertado em Areia branca na modalidade á distância (Foto: Carlos Júnior)
Os candidatos interessados em preencher uma das 34 vagas remanescentes relativas ao curso Técnico em Cooperativismo na modalidade subsequentes ofertado de à distância pela Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, deverão comparecer à Estação Digital Areia Branca para participar de processo seletivo simplificado.
Conforme prevê o edital, as inscrições se iniciaram nesta quarta-feira (25) e prosseguem até o próximo dia 13 de março de 2015 no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h30 na Estação Digital Areia Branca, situada à Avenida Deputado Manoel Avelino, 211 – centro – Areia Branca/RN. Não cobrança de taxa de inscrição.
Para se inscrever, faz-se necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio, devendo apresentar CPF, documento de identificação com foto e preencher um formulário que será disponibilizado no ato da inscrição.
Terão prioridade na seleção, aqueles que sejam filiados à cooperativa ou associação, filhos de cooperados ou associados ou que possuam experiências em movimentos sociais e organizações.
Fonte: Voz de Areia Branca

domingo, 22 de fevereiro de 2015

O turismo como atividade econômica e suas diversas formas


O turismo é uma atividade econômica relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural (condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo e hidrografia ou proximidade do oceano) e cultural (paisagem arquitetônica, museus, eventos culturais, estrutura do comércio e eventos econômicos como feiras comerciais, conferências internacionais, etc.)
Nesse sentido, as atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo. De fato, a paisagem é o primeiro contato do turista e é importante que ela produza uma sensação favorável, atraente e harmoniosa.
Há, ainda, os casos do espaço destinado ao turismo produzido artificialmente, independentemente de sua história, de seu contexto cultural ou mesmo da paisagem natural.

Complexidade do Espaço Turístico


O turismo na sua enorme complexidade reveste-se de tríplice aspecto com incidências territoriais específicas em cada um deles. Trata-se de fenômeno que apresenta áreas de dispersão (emissoras), áreas de deslocamento e áreas de atração (receptoras). É nestas que se manifesta materialmente o espaço turístico ou se reformula o espaço anteriormente ocupado. É aqui também que se dá de forma mais acentuada o consumo do espaço.
A dificuldade para definir-se o espaço turístico está basicamente em captar o peso ou a força que essa atividade exerce na produção do espaço. Distinguem-se facilmente os espaços de vocação turística, como os parques nacionais; apesar de neles o turismo ser uma atividade intensamente explorada, não foi esta que os produziu. Por outro lado encontram-se espaços produzidos pelo turismo e para o turismo, apesar da ausência de quase todos os fatores apontados como favoráveis para a produção do espaço turístico (como é o caso de Las Vegas).

Las Vegas, a cidade dos Superlativos


No dia 17 de abril de 1958, a cidade mais luminosa do planeta, segundo aferição oficial de um satélite que circunda a Terra a 800 quilômetros de altitude, decidiu apagar todos os seus luminosos. Las Vegas adotou a medida extrema para tentar afugentar as centenas de milhões de gafanhotos, que, vindos do deserto adjacente, invadiram a cidade.
Mas o que levou mais de 38 milhões e quinhentos mil turistas à um bloco de prédios no meio do deserto do Estado de Nevada, no ano passado? Essa cidade recebeu cerca de 8 vezes mais turistas do que todo o Brasil no mesmo período. A cidade abriga nada menos que dezessete dos vinte maiores hotéis do planeta - e referir-se a eles como hotéis é como chamar um avestruz de passarinho. Vegas pode hospedar 350 000 pessoas por noite. É quase toda a sua população. Se você não imagina o quanto é isso, saiba que, em um mês, com apenas um casal por apartamento, praticamente toda a população da cidade de São Paulo poderia passar uma noite em Vegas.
Las Vegas é um excelente exemplo de espaço produzido artificialmente para exploração do turismo. Localiza-se em pleno deserto de Nevada, cujo índice pluviométrico pouco ultrapassa 100mm anuais, distante mais de quinhentos quilômetros de Los Angeles e quase mil quilômetros de São Francisco, dois grandes centros urbanos da Califórnia que, além de se comportarem como pólos emissores, funcionam também na captação e na distribuição da demanda turística de Las Vegas, provenientes do mundo todo que utilizam seus modernos aeroportos para baldeação para a capital mundial do jogo.
Mas da mesma forma que pode ser visto como uma atividade de consumo, entre outras coisas, do próprio espaço geográfico, por pessoas que estabelecem uma relação passageira com ele, o turismo depende de que esse espaço seja produzido para que possa desenvolver-se como atividade econômica, ou seja, como produto de consumo. Nesse sentido, hotéis, resorts, parques temáticos, guias, agências especializadas e agências de viagens formam uma complexa rede de interesses. O papel do Estado é fundamental no planejamento e na criação de infra-estrutura adequada, tais como estradas, aeroportos, portos e rede de água e esgoto, para atender ao volume de população que se estabelece temporariamente no local.
Atualmente, o conjunto de atividades relacionadas ao turismo é um dos principais negócios do mundo e tem sido uma das atividades que mais cresceu na última década. O faturamento do turismo nesse período coloca o setor ao lado da indústria petrolífera, da indústria automobilística, da indústria de armamentos e dos serviços financeiros, incluindo uma gama variada das atividades citadas anteriormente.
A Europa é, de longe, o mais importante destino de turistas, devido a seus atrativos históricos e culturais: monumentos, museus, arquitetura, espaços públicos, além da costa mediterrânea, muito procurada nos meses de verão, principalmente pelos próprios europeus, e dos Alpes, cobiçados durante o inverno. Além disso, possui infra-estrutura para receber o grande fluxo anual de pessoas de fora, que, em alguns países supera em volume a própria população residente. Os mais visitados são a França, a Espanha, a Itália, o Reino Unido e a Alemanha
Fonte: Geomundo

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Terça de Carnaval

(Foto: Afrânio Mesquita)


Paredão do Bodim fez a festa da galera (Foto: Jailton Rodrigues)
A iniciativa privada (por intermédio do deputado estadual Souza Neto e do empresário Medeiros Maia, da rede de supermercados Show de Preço) realizou um grande arrastão na terça-feira de carnaval, uma multidão acompanhou o cantor Municipal Santos e com o paredão do Bodim que completou a festa em clima de paz e alegria.

Carnaval de Areia Branca encerra nesta Quarta-feira de Cinzas com o tradicional “Mela-Mel”

Hoje é dia de tirar a ressaca na vila-praia "mais doce" do litoral potiguar
(Foto: Jailton Rodrigues)

O reinado de Momo em Areia Branca encerra nesta Quarta-feira de Cinzas, 18. E o destino é Ponta do Mel, onde acontecerá o já tradicional “Mela-Mel”, realizado pela prefeitura com participação dos blocos e da comunidade da vila-praia.
Como no ano passado, a equipe designada pela prefeita Luana Bruno (PMDB) para organizar a festa, está tendo um cuidado muito grande com a questão da segurança dos foliões. Devido ao grande número de veículos e pessoas em movimento na descida da serra, haverá controle do tráfego naquela área, principalmente em relação às carretas que transportam sal das salinas existentes no município de Porto do Mangue.
Segundo os membros da comissão, essa providência está sendo adotada no sentido de dar mais segurança e comodidade aos foliões que começam a se concentrar cedo, ao som de paredões, até o momento do “mela-mel”, a partir das 15h.
Evento se consolidou com o apoio dado pela prefeitura
(Foto: Evandson Bernardo )

Iniciativa dos próprios moradores da vila-praia, o “mela-Mel” hoje constitui um evento grandioso, atraindo foliões de Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Alto do Rodrigues, entre outros municípios das regiões do Vale do Açu e Salineira.
O evento que encerra o Carnaval no município, teve sua estrutura ampliada com a participação da Prefeitura de Areia Branca, que além de dotar a vila-praia de infraestrutura para realizar a folia, ainda reforça o esquema de segurança, contando com o apoio da polícia, bem como oferta o mel para o pessoal se lambuzar à vontade e cair na folia.
Fonte: Costa Branca News

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sábado de Carnaval



O bloco Vou com Ela animou a noite deste sábado de carnaval em Areia Branca, paredões puxou muitos foliões pelas ruas de Areia Branca num clima de paz e alegria, este já é o segundo ano do bloco.

Parceria garante arrastão no circuito praia-centro na próxima terça-feira

Deputado e empresário confirmam trio e banda para a terça-feira de carnaval
(Foto: Divulgação/Voz de Areia Branca)

Um dos eventos que reúne multidão de foliões no carnaval de Areia Branca está garantido para a próxima terça-feira (17). É o que garantiu através de comunicado a assessoria do deputado estadual Souza Neto (PHS) que firmou parceria com o empresário areia-branquense Medeiros Maia.
A festa com trio elétrico está confirmada para ser iniciada a partir das 16 horas na praia de Upanema, seguindo pela BR 110 até o centro. O grupo Koisa Nossa comandará o arrastão no trio elétrico Costa Branca patrocinado pelo deputado Souza.
Quanto à segurança, o capitão e comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte no município, Jailson Andrelino, assegurou total apoio à iniciativa. A segurança será reforçada.
“Areia Branca tem uma tradição de Carnaval que não pode se perder. Faz parte de sua cultura, é da natureza de nossa gente e sempre atraiu milhares de pessoas de outros municípios e estados vizinhos”, comenta Souza.
A iniciativa deverá reanimar vários setores que amargam decepções com a não realização do carnaval por parte da Prefeitura de Areia Branca que resolveu acatar orientação expedida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Fonte: Voz de Areia Branca

Largados é o campeão do Campeonato de Blocos 2015trio Costa Branac

 Trio Costa Branca e a banda Yure e os barões fizeram a festa da galera
Na noite de ontem, 13, houve a final do Campeonato de Blocos, no feminino o Pereré Baby foi o campeão em cima dos Largados, já no masculino, os Largados derrotou os Gladiadores pelo placar de 3x1. Como sempre acontece o Ginásio poliesportivo Profª Rosário Cabral ficou lotado para acompanha a decisão, logo depois houve o tradicional arrastão com o trio elétrico Costa Branca e a banda Yure e os Barões.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

LIGA DE FUTSAL E EQUIPES PROMOVERÃO O ARRASTÃO DOS BLOCOS COM YURE E OS BARÕES



A noite desta sexta-feira, 13, será de muita emoção, vibração, torcidas, belas jogadas e com certeza ginásio lotado nas finais masculina e feminina do Campeonato de Blocos de Areia Branca. E após os jogos, vamos curtir as melhores músicas de swingueira, no tradicional Arrastão dos Blocos, com Yure e Os Barões.
Havia certa expectativa dos torcedores/foliões em relação à realização – ou não - do arrastão, já que a programação do carnaval de Areia Branca – antes quase anunciada – fora suspensa. Em contato com diretores da LFSA e dos blocos semifinalistas (Gatos.com, Largados, Nativos e Gladiadores), a reportagem do nosso portal obteve a informação de que o arrastão só será realizado porque a Liga de Futsal e os quatro blocos vão arcar com os custos da banda. O deputado estadual "Souza" doou o Trio Sopão.
Portanto, após a final de Largados x Pererê Baby (pelo feminino) e Largados x Gladiadores (pelo masculino), Yure e Os Barões farão o tradicional Arrastão dos Blocos, saindo do ginásio até o Centro da cidade.

Lembrando que o valor do ingresso da final desta sexta-feira é de R$ 8,00 inteiro e R$ 4,00 estudante.

Fonte: Portaldosarbitros

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Campeonato de blocos carnavalescos de Areia Branca retorna hoje (10)

(Foto: Jair Silva)
Hoje terça-feira (10), o campeonato de blocos carnavalescos 2015 de Areia Branca estará retornando após uma pausa onde agora será tudo ou nada.

As 19:30 horas no Ginásio Poliesportivo Profª Rosário Cabral as meninas fazem a primeira partida da noite entre Largados X Nada A Ver na dispulta por uma vaga na grande final.

E logo depois uma briga de cachorro grande, como diz em um ditado no futebol, asduas grandes equipes de Gatos.com X Largados se encontram mais uma vez para garantir desta vez a primeira vaga na final do certme.

A Liga de Fut Sal Areia-branquense (LFSA) que tem a frente o presidente Levi Ribeiro, já definil o valor do ingresso que será cobrado para os torcedores que ainda estavão em dúvidas que pretendem as semi-finais e a grande final na sexta-feira (13).

Semi-finais - R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 estudante
Grande final - R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 estudante

Fonte: Costa Branca em Dia

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Areia Branca cancela atrações do carnaval após orientação do Ministério Público



Prefeita Luana Bruno resolveu cancelar promoção
do carnaval baseada em orientação do MPRN
(Foto: Reprodução/Jailton Rodrigues)
A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (05) através da assessoria da prefeita Luana Bruno (PMDB), comunicada durante o programa Costa Branca em Debate na Rádio Costa Branca FM 104,3,
Em entrevista na mesma emissora, a titular da Promotoria de Justiça de Areia Branca, promotora Micaele Fontes Caddah explicou que a orientação foi expedida após tomar conhecimento dos gastos que seriam feitos pelo município para a promoção da festa em momento que ainda vigora o Decreto 24.700/2014 de 29 de setembro de 2014 assinado pela então governadora Rosalba Ciarlini que coloca vários municípios do Rio Grande do Norte em situação de emergência em decorrência da seca.
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi proposto pelo MPRN e acatado pela prefeita Luana Bruno, que esteve na manhã de hoje assinando o documento, no qual se compromete em não gastar dinheiro público para a promoção de eventos festivos.
A notícia não foi bem recebida pela população, e principalmente pelo comércio local que apostava na elevação das vendas no período.
Fonte: Voz de Areia Branca

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

EAJ anuncia aula inaugural para cursos técnicos no Polo Areia Branca


A coordenação do Polo Areia Branca da rede e-TEC da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ/UFRN comunica aos alunos aprovados e matriculados nos cursos Técnico Subsequente em Cooperativismo e Técnico Subsequente em Comércio Exterior, que a aula inaugural que marca o início da formação, ocorrerá no próximo dia 07, sábado, a partir das 08h na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares.
Ao todo, 56 alunos estão matriculados nos cursos técnicos a serem ofertados na modalidade de Educação à Distância (EaD) através do Polo Areia Branca que funciona na Estação Digital Areia Branca, localizada na Av. Deputado Manoel Avelino, 211, centro – Areia Branca/RN.
A iniciativa é uma parceria da Ong Inclusão e Cidadania, Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que oferta a formação totalmente gratuita.
Confira a relação de alunos matriculados e convocados para iniciar as atividades:

Comércio Exterior

ALEX LEITE DA SILVA
ANDREIA RODRIGUES DA SILVA
ANDRESSA LOUISE DA SILVA FERNANDES
ANTONIA LARISSA ROCHA DA SILVA
CARLA DANIELE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
CARLOS ANTONIO DA SILVA
CLAUDINEZIA CIRILO DA SILVA
CLEOMAR ARAUJO SIQUEIRA
CYNDIA ERICA NOGUEIRA DE LIMA
DENIMARA FERNANDES MATIAS
DIEGO RICARDO AVELINO DA ROCHA
EDER CASSIANO VERISSIMO
ERIBERTO EMERSON LIRA DOS SANTOS
ERIVERTON BATISTA DE CASTRO
EVILAZIO SANTOS DE MELO
FLAVIO DA COSTA
FRANCISCO DAS CHAGAS MARCELINO MENDONCA
FRANCISCO DIOGENES DA SILVA
FRANCISCO EVANGELISTA DA SILVA
GRAZE HILQUES MEDEIROS DOS SANTOS
IRACILDA PEREIRA DA SILVA
JADSON GOMES DE SOUZA
JARDSON BRENO DE MENDONÇA
JOAO PETRUS DO NASCIMENTO SOUZA
JOSE ERINALDO DE OLIVEIRA PEREIRA
JOQUEBEDE MARIA DOS SANTOS GOMES
LIDIANE PINTO DE MENDONCA
LIEGE SUMAYA NOGUEIRA DE MENDONCA
LINDA BERESON NASCIMENTO DA SILVA
MARCIA MIRELLE FREIRE REIS
MARLA MAXIMILIANA JUSTINO DE SOUZA
RICARDO EDMUNDO DE SOUZA JUNIOR
RODOLFO RODRIGO DE LIMA
ROMULO PIMENTEL RODRIGUES DE GOIS
SABRINA XAVIER LIMA DA SILVA
VICTOR CARVALHO FERNANDES DO NASCIMENTO
VIVIANE DANTAS DE ARAÚJO
WALTER PINHEIRO MARTINS JUNIOR
WANDERLICE FERNANDES DE MELO SOUZA
YARA DE MELO SILVA

Cooperativismo

ADAILTON ANDRADE DA SILVA
ANTONIO RIBEIRO DE CARVALHO JUNIOR
ANTONIO GABRIEL NUNES FELIPE
CRISTIANA FERREIRA DA SILVA
EDNA CRISTINA DE SOUZA
FABIOLA DA SILVA RODRIGUES
JONAS SOARES DE LIMA
JOSE MARIO DE SOUZA
MARCIO JOSE DANTAS ALVES
MARCOS HENRIQUE DE FRANÇA
MARIZ CÂMARA DA SILVA
MARIA SANTA DE FRANÇA
ROSANA PATRÍCIA DA SILVA MENDONÇA
ROSIMEIRE DA SILVA
THAINARA RUTH NUNES DA SILVA
YATANILSON DE ARAÚJO FALCÃO FREIRE


Fonte: Voz de Areia branca

Previsão do tempo