Areia Branca

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Matéria de jornalista italiano em site belga destaca belezas das praias de Areia Branca


Em sua estada na cidade de Areia Branca-RN, o jornalista italiano Henry Borzy escreveu matéria que foi publicada no site BrusselsDiplomatic, jornal online para assuntos diplomáticos e relações internacionais para expatriados em Bruxelas, capital da Bélgica.
O artigo publicado originalmente em língua inglesa que tem tradução nossa, apresenta características peculiares da terra do sal que dispõe de potencial turístico e descreve as particularidades das praias de Ponta do Mel, Redonda e São Cristóvão.
Leia a reportagem:

(Foto: Henry Borzil)

Descobrindo as encantadoras praias do Rio Grande do Norte, Brasil

Nosso correspondente Henry Borzi está viajando no Brasil e encantado pela magia das praias de Areia Branca – Rio Grande do Norte, no nordeste do Brasil.
HENRY BORZI – Minha viagem no Brasil a partir do sul, no estado de Santa Catarina, para o Norte do Brasil teve uma estadia agradável no município de Areia Branca, estado do Rio Grande do Norte.Praias limpas e não contaminadas, paisagens paradisíacas mereciam mais alguns dias de visita. Foi um encantamento para os meus olhos e minha alma.
Areia Branca é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte. Está entre o estuário do Rio Apodi-Mossoró e Ivypanin, que intercede no extremo da cidade e cercada pelo Oceano Atlântico, Areia Branca é caracterizada como uma ilha. Encontra-se a 330 km da capital do estado, Natal, e assim como o próprio nome sugere, a cidade de Areia Branca é conhecida por suas belas areias brancas de imaculadas praias, dunas e falésias, além de uma porção territorial dominada pelo interior que apresenta uma das formações geográficas mais ricas e variáveis do Rio Grande do Norte. Areia Branca também é lembrada por sua produção maciça de sal, o que lhe valeu o título de “Terra do Sal”.

Litoral areia-branquense é destaque em site belga (Foto: Henry Borzil)
As praias mais próximas de Ponta do Mel, único lugar onde o sertão (região muito seca) encontra o mar, é uma pequena vila com turismo apenas semanal oriundo da cidade mais rica que é Mossoró. As dunas e o espetacular cânion da rocha vermelha  cercam as praias de areias brancas. Ela realmente parece ser o final de um deserto onde o mar atende uma das terras mais secas do Brasil. A praia de São Cristóvão, ou apenas Cristóvão, como é conhecido é uma praia ideal para quem gosta de tranquilidade. Rodeada de dunas e um paraíso visual, águas quentes e rasas ideal para natação. Para quem gosta de turismo de aventura, é também o lugar ideal, com suas dunas e falésias, uma colina divide a praia em duas águas, uma lagoa lateral rasa e do outro o mar é mais agitado e fundo.
Praia de Ponta do Mel foi um dos locais visitados pelo jornalista
 (Foto: Henry Borzil)

A praia de Redonda é tranquila,  de águas calmas, tem belas dunas com areia branca e paisagem perfeita. Esta praia ainda é subutilizada devido à falta de acesso da comunidade. Uma tentativa de abertura entre as dunas foi feita pelos órgãos do município, mas o controle ambiental não permitiu. De qualquer forma, vale a pena explorar e visitar.

Registro pessoal do jornalista nas
 dunas de Redonda (Foto: Henry Borzil)
Rio Grande do Norte, em referência à foz do Rio Potengi, é um dos estados do Brasil, localizado na região nordeste do país, ocupando a ponta nordeste do continente sul-americano. Devido à sua posição geográfica, o Rio Grande do Norte tem uma importância estratégica. A capital e a maior cidade é Natal. É terra do folclorista Luís da Câmara Cascudo e, de acordo com a NASA, tem o ar mais puro das Américas. Sua área de 410 km de areia, muito sol, palmeiras e lagoas são responsáveis pela fama das praias. Atol das Rocas, a única característica no Oceano Atlântico, é parte do estado.
A principal atividade econômica é o turismo, seguido pela extração de petróleo (o segundo maior produtor do país), a agricultura, fruticultura e extração de minerais, incluindo a produção considerável de sal marinho, entre outras atividades econômicas. O estado é famoso por ter muitas atrações populares, como o maior cajueiro do mundo, as dunas e os dromedários de Genipabu, as famosas praias de Ponta Negra, de Maracajaú e Pipa, o Carnatal a maior carnaval fora de época no Brasil, o Forte dos Reis Magos é uma fortaleza do século XVI, as colinas e as montanas de Martins, o Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país, e várias outras atrações. O estado também é o mais próximo do arquipélago de Fernando de Noronha.
Matéria originalmente publicada no link: http://brusselsdiplomatic.com/2015/01/07/discovering-the-enchanting-beaches-of-rio-grande-do-norte-brazil/
Tradução: Carlos Júnior – Voz de Areia Branca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previsão do tempo