Areia Branca

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ricardo Chaves será uma das atrações do carnaval de Areia Branca/RN

(Foto: Afrânio Mesquita)
O cantor Ricardo Chaves falou em um vídeo publicado em uma rede social que estará no carnaval 2015 de Areia Branca, na terça de carnaval, fazendo o último arrastão do carnaval, a programação completa é aguardada por todos os foliões do estado e será divulgada nas próximas horas.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Cuidados de verão

Precauções gerais:


  • Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.
  • Use filtro solar, sempre.
  • Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.
  • Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas - e, é claro, um sorvetinho para refrescar.
  • Mantenha-se hidratado: beba bastante líqüido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.
  • Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líqüido corporal.
  • Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.
  • Uma boa idéia é incluir um chapéu ou boné no figurino.
  • Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.
  • Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.
  • Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.
  • Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.

  • Fonte: Terra

    sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

    Embratur está “enferrujada” e precisa ser reformatada, diz ministro do Turismo


    Por Agência Brasil
    O ministro do Turismo, Vinícius Lages, disse na última quarta-feira (21) que o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) precisa ser "reformatado" nos próximos quatro anos. Segundo ele, a Embratur se tornou "uma autarquia enferrujada" por falta de articulação com outros setores.

    "A Embratur é hoje uma agência de promoção do Brasil, uma autarquia, que está enferrujada na sua capacidade de cuidar da própria governança”, disse.

    Conforme disse, a Embratur “não tem uma articulação com o [setor] privado, nem metas. O esforço, o investimento feito é incipiente".
    Lages usou como exemplo a presença de servidores do instituto no exterior: "99% dos servidores da Embratur vivem no Brasil. Ela só tem 13 pessoas terceirizadas em alguns países. Quer dizer: a nossa presença é insignificante para um país continental que tem um potencial enorme e pode atingir números muito maiores".

    Um dos pontos que precisa ser mudado, na visão do ministro, é a integração do planejamento turístico com outras plataformas de negócios, como a gastronomia ou a moda, promovendo o país de forma mais abrangente. "O turismo não pode mais atuar de forma isolada, promovendo apenas o turismo e não envolvendo outros negócios", disse.

    Segundo o ministro, medidas necessárias para reformular a Embratur estão sendo discutidas. Acrescentou que as medidas devem se adequar aos ajustes orçamentários do governo federal.

    O ministro do Turismo participou de uma reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na manhã de quarta (21), para tratar da integração de ações visando aos Jogos Olímpicos de 2016.

    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

    Campeonato de Blocos de Areia Branca começa nesta quarta com Gatos.com e Nada a Ver na partida de abertura



    Nesta quarta-feira, 21, acontece a abertura oficial do Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal 2015 de Areia Branca.
    Após a solenidade que abre a competição, às 20h, no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral, entram em quadra as equipes do Gatos.com, campeão de 2014 e tetracampeã no geral, e a equipe do Nada a Ver para a partida inaugural do certame deste ano.
    Nove equipes participam do campeonato: Gatos.com (campeão das últimas edições), Largados, Nada A Ver, Gladiadores, Zap-Zap, Caixas (Potiguar), Pererê Baby, Nativos e 100 Noção.
    Um dos favoritos, o Gatos.com mais uma vez terá uma equipe forte na competição e promete inclusive, novidades em quadra.
    O campeonato é uma realização da Liga Areia-branquense de Futsal (LAFS), presidida por Levi Ribeiro, com apoio da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Esporte e lazer.
    Todos os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral, até o dia 12 de fevereiro, com os jogos iniciando às 20h.

    Fonte: Costabranca FM

    domingo, 18 de janeiro de 2015

    sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

    Trio Oxigênio fará os arrastões em Areia Branca




    Os preparativos para o carnaval 2015 em Areia Branca-RN já começam a serem iniciados, como por exemplo da estrutura de som que fará os arrastões do circuito praia/centro da cidade durante os quatro dias de festividades carnavalesca.

    A gerente de Turismo Viviane Araújo já deu o aval e informou aos ouvintes foliões da rádio Costa Branca FM 104.3 de que a estrutura de som móvel será o Trio Oxigênio com os seus 25 metros de potência.

    O Oxigênio já esta preparado com todos os procedimentos de segurança e ok com todas outras exigências pelo corpo de bombeiros.

    Fonte: Costa Branca em Dia

    quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

    Prefeitura envia equipe a Ponta do Mel para acertar últimos detalhes relacionados ao show de Grafith, no domingo


    Comissão da prefeitura visitou a vila-praia no início da tarde de hoje
    Nesta quinta-feira, 15, membros da comissão de eventos da Prefeitura de Areia Branca estiveram em Ponta do Mel para fechar os últimos detalhes relacionados à programação festiva deste final de semana naquela comunidade.
    O principal motivo da visita foi inspecionar o local onde será montado o palco e toda a estrutura sonora onde irá se apresentar a banda Grafith no domingo, 18, a partir das 16h, no esperado show realizado pela prefeitura.
    Francisco Melo, Albeci e Viviane Araújo inspecionaram área onde
    estrutura da festa será montada
    A equipe foi composta pelos gerentes Viviane Araújo (Turismo), Francisco Melo (Eventos), Albeci (Obras), Victor Porfírio, representando a prefeita Luana Bruno (PMDB), Júlio César, diretor do Hospital Sara Kubitscheck, representando o secretario de Saúde, e Raimundo Fernandes, gerente da empresa TCL Limpeza Urbana.
    Comerciantes e moradores da vila-praia acompanharam a visita, onde ficou definido que a estrutura para o show da banda Grafith será montada próximo à beira-mar, em local de fácil acesso.
    Fotos: Erivan Silva
    Fonte: Costa Branca News

    sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

    Poder público confirma realização de Carnaval com trio e bandas em Areia Branca

    Cantora baiana é atração
    do último arrastão
    no carnaval de
     Areia Branca
     (Foto: Reprodução/Facebook
    da cantora)



    A assessoria de comunicação da Prefeitura de Areia Branca confirmou na tarde desta sexta-feira (09), que o executivo promoverá o Carnaval na cidade com atrações como trio e bandas.
    Através de comunicado, a assessoria informa que serão realizados quatro arrastões no circuito praia de Upanema ao centro nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, tendo o trio Ventury como palco para a apresentação das atrações nacionais, regionais e locais a serem confirmadas nos próximos dias
    A cantora baiana Margareth Menezes é a atração principal confirmada pela equipe de eventos do município como atração do último arrastão da terça-feira, dia 17 de fevereiro.
    A divulgação da notícias repercutiu nas redes sociais e já gera expectativas por parte dos comerciantes que já se animam com a renda extra que as festividades injetarão na economia do município.
    Fonte: Voz de Areia Branca

    Show da banda Grafith movimentará Ponta do Mel próximo dia 18, na festa do padroeiro São Sebastião



    Grafith, a banda preferida em Ponta do Mel estará de volta à vila-praia (Foto: Elias Medeiros)
    Uma boa notícia para os “grafiteiros” de Ponta do Mel e das cidades vizinhas: a Prefeitura de Areia Branca presenteará a vila-praia na festa do seu padroeiro, São Sebastião, com um show da banda Grafith. Era tudo o que os moradores da localidade litorânea, que são apaixonados pela banda natalense, queriam.
    A festa de Grafith em Ponta do Mel será no próximo dia 18, na beira-mar. A movimentação festiva em alusão ao padroeiro da vila-praia começará cedo, com animação nas barracas espalhadas pela orla marítima, nos clubes e bares da vila.
    Para o evento, a prefeita Luana Bruno (PMDB) disponibilizará toda a estrutura, inclusive com esquema de segurança reforçado com apoio da polícia e da Guarda Municipal.
    O próximo final de semana promete ser movimentado em Ponta do Mel, pois além do show de Grafith, a prefeitura, por meio da Fundação de Cultura (Fundac) e gerências de eventos e de Turismo, estará realizando o concurso de calouros “A Mais Bela Voz da Zona Rural”, com a participação de candidatos exclusivamente das comunidades rurais.
    Quando Grafith vai a Ponta do Mel, a vila-praia fica assim (Foto: Jailton Rodrigues/Arquivo)
    Também está sendo vista a possibilidade de a prefeitura realizar a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2015 de Areia Branca durante as festividades do padroeiro da vila-praia, no dia da festa de Grafith.
    Fonte: Costa Branca News

    Matéria de jornalista italiano em site belga destaca belezas das praias de Areia Branca


    Em sua estada na cidade de Areia Branca-RN, o jornalista italiano Henry Borzy escreveu matéria que foi publicada no site BrusselsDiplomatic, jornal online para assuntos diplomáticos e relações internacionais para expatriados em Bruxelas, capital da Bélgica.
    O artigo publicado originalmente em língua inglesa que tem tradução nossa, apresenta características peculiares da terra do sal que dispõe de potencial turístico e descreve as particularidades das praias de Ponta do Mel, Redonda e São Cristóvão.
    Leia a reportagem:

    (Foto: Henry Borzil)

    Descobrindo as encantadoras praias do Rio Grande do Norte, Brasil

    Nosso correspondente Henry Borzi está viajando no Brasil e encantado pela magia das praias de Areia Branca – Rio Grande do Norte, no nordeste do Brasil.
    HENRY BORZI – Minha viagem no Brasil a partir do sul, no estado de Santa Catarina, para o Norte do Brasil teve uma estadia agradável no município de Areia Branca, estado do Rio Grande do Norte.Praias limpas e não contaminadas, paisagens paradisíacas mereciam mais alguns dias de visita. Foi um encantamento para os meus olhos e minha alma.
    Areia Branca é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte. Está entre o estuário do Rio Apodi-Mossoró e Ivypanin, que intercede no extremo da cidade e cercada pelo Oceano Atlântico, Areia Branca é caracterizada como uma ilha. Encontra-se a 330 km da capital do estado, Natal, e assim como o próprio nome sugere, a cidade de Areia Branca é conhecida por suas belas areias brancas de imaculadas praias, dunas e falésias, além de uma porção territorial dominada pelo interior que apresenta uma das formações geográficas mais ricas e variáveis do Rio Grande do Norte. Areia Branca também é lembrada por sua produção maciça de sal, o que lhe valeu o título de “Terra do Sal”.

    Litoral areia-branquense é destaque em site belga (Foto: Henry Borzil)
    As praias mais próximas de Ponta do Mel, único lugar onde o sertão (região muito seca) encontra o mar, é uma pequena vila com turismo apenas semanal oriundo da cidade mais rica que é Mossoró. As dunas e o espetacular cânion da rocha vermelha  cercam as praias de areias brancas. Ela realmente parece ser o final de um deserto onde o mar atende uma das terras mais secas do Brasil. A praia de São Cristóvão, ou apenas Cristóvão, como é conhecido é uma praia ideal para quem gosta de tranquilidade. Rodeada de dunas e um paraíso visual, águas quentes e rasas ideal para natação. Para quem gosta de turismo de aventura, é também o lugar ideal, com suas dunas e falésias, uma colina divide a praia em duas águas, uma lagoa lateral rasa e do outro o mar é mais agitado e fundo.
    Praia de Ponta do Mel foi um dos locais visitados pelo jornalista
     (Foto: Henry Borzil)

    A praia de Redonda é tranquila,  de águas calmas, tem belas dunas com areia branca e paisagem perfeita. Esta praia ainda é subutilizada devido à falta de acesso da comunidade. Uma tentativa de abertura entre as dunas foi feita pelos órgãos do município, mas o controle ambiental não permitiu. De qualquer forma, vale a pena explorar e visitar.

    Registro pessoal do jornalista nas
     dunas de Redonda (Foto: Henry Borzil)
    Rio Grande do Norte, em referência à foz do Rio Potengi, é um dos estados do Brasil, localizado na região nordeste do país, ocupando a ponta nordeste do continente sul-americano. Devido à sua posição geográfica, o Rio Grande do Norte tem uma importância estratégica. A capital e a maior cidade é Natal. É terra do folclorista Luís da Câmara Cascudo e, de acordo com a NASA, tem o ar mais puro das Américas. Sua área de 410 km de areia, muito sol, palmeiras e lagoas são responsáveis pela fama das praias. Atol das Rocas, a única característica no Oceano Atlântico, é parte do estado.
    A principal atividade econômica é o turismo, seguido pela extração de petróleo (o segundo maior produtor do país), a agricultura, fruticultura e extração de minerais, incluindo a produção considerável de sal marinho, entre outras atividades econômicas. O estado é famoso por ter muitas atrações populares, como o maior cajueiro do mundo, as dunas e os dromedários de Genipabu, as famosas praias de Ponta Negra, de Maracajaú e Pipa, o Carnatal a maior carnaval fora de época no Brasil, o Forte dos Reis Magos é uma fortaleza do século XVI, as colinas e as montanas de Martins, o Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país, e várias outras atrações. O estado também é o mais próximo do arquipélago de Fernando de Noronha.
    Matéria originalmente publicada no link: http://brusselsdiplomatic.com/2015/01/07/discovering-the-enchanting-beaches-of-rio-grande-do-norte-brazil/
    Tradução: Carlos Júnior – Voz de Areia Branca


    sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

    Turistas lotam praia de Areia Branca no primeiro dia do ano



    Orla de Baixa Grande ficou tomada por banhistas no primeiro dia de 2015 (Foto: Carlos Júnior)

    Banhistas não se preocupam com questões ambientais e laçam lixo ao longo da orla (Foto: Carlos Júnior)

    Um verdadeiro mar de gente lotou a praia de Baixa Grande no litoral areia-branquense para curtir este dia 1º de janeiro, feriado da Confraternização Universal para aproveitar o sol e a praia.
    Considerado um dos melhores locais para o banho, Baixa Grande é um dos destinos mais requisitados na data e no período da alta estação.
    A grande maioria dos veranistas chegaram ao local através de excussões oriundas das mais variadas cidades da região oeste do Rio Grande do Norte, principalmente da cidade de Mossoró-RN.
    Com toda a orla tomada por visitantes, a primeira quinta-feira do ano foi considerada boa para os donos de bares e restaurantes que superaram suas expectativas de vendas. Os ambulantes também aproveitaram a oportunidade para comercializar seus produtos entre os veranistas.
    O grande fluxo de carros e motos nas vias da praia provocou trânsito lento e caótico no acesso principal à praia.
    A falta de consciência da maioria dos banhistas e a ausência de lixeiras na orla deixou a areia  daquela parte do litoral emporcalhada com o lixo jogado no meio ambiente.
    Fonte: Voz de Areia Branca

    Previsão do tempo