Areia Branca

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Maior evento sociorreligioso da região movimentará Areia Branca nos próximos trinta dias


Parques de diversão e barracas se instalam cedo na área dos festejos (Foto: Arquivo/Luciano Oliveira)

A partir desta sexta-feira, 15, falta exatamente um mês para o maior evento religioso do município de Areia Branca: a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos. O 15 de agosto é a data em que milhares de fiéis e devotos da santa do Rio Grande do Norte e estados vizinhos (como o Ceará) acorrem a esta cidade para acompanhar o último dia dos festejos e também o ponto alto da maratona festiva, que culmina com as procissões marítima e terrestre.
A programação propriamente dita inicia ainda neste mês, com as visitas missionárias com a imagem da santa pelas comunidades rurais do município e cidades de Tibau e Grossos. O retorno da santa a Areia Branca, quando é recebida festivamente pela população no cais Tertuliano Fernandes, marca oficialmente a abertura dos festejos no dia 5 de agosto, indo até o feriado de 15 de agosto, dia da padroeira dos marítimos.
O segundo momento da festa é a programação social que antes era recheada de atrações musicais de renome no cenário nacional. Com a seca impiedosa que castiga o Estado nos últimos cinco anos e a crise financeira afetando drasticamente o município, sendo decretada situação de emergência, a prefeitura ficou impossibilitada de continuar bancando a montagem da estrutura da festa e de fazer as contratações dessas atrações.
Mas nem por isso, a festa perdeu o seu encanto. Sem os grandes shows, foi instituído o projeto Vila das Areias Brancas que acontece dentro das festividades até o dia 15 de agosto. Com noites temáticas, o projeto é desenvolvido todas às noites após a novena com atrações locais e convidados que se apresentam no palco armado na praça do Centro Juvenil Dom Bosco. No mesmo local, no dia 14, véspera do feriado da festa, a iniciativa privada promove um grande show com banda ou artista de renome.
Parques e barracas
Ontem, 14, começaram a chegar os primeiros barraqueiros que vão se instalar no local, juntamente com os parques de diversão. Gradativamente o espaço vai sendo tomado por barracas e até o início da festa, tem se transformado numa imensa praça de alimentação.
Os barraqueiros e ambulantes, a maioria de outras cidades, se instalam cedo para tirar proveito com a movimentação do público que aos poucos vai marcando presença no largo reservado à parte social dos festejos, numa área de mais de 300 metros na extensão da rua Jorge Caminha, sentido saída do Centro da cidade.
Fonte: Costa Branca News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previsão do tempo