Areia Branca

sexta-feira, 6 de março de 2015

O que fazer depois que acabar a faculdade? Bacharel em Turismo

Imagem Retirada da Internet

Após os três, quatro ou cinco anos de faculdade é natural que muitos ainda se perguntem o que vão fazer depois da faculdade, essa pergunta não é privilégio apenas dos futuros turismólogos, muitos e muitos outros futuros profissionais se fazem o mesmo questionamento.
Mas falando dos futuros turismólogos, ao longo do curso a grade oferece uma serie de conhecimentos multidisciplinares que possuem o intuito de capacitar o profissional para os diversos meios de atuação do turismólogo. Mas a problemática se insere neste contexto.
Algumas profissões como, por exemplo, licenciatura em Matemática, ou você ministra aulas ou vira pesquisador, são apenas duas opções (ou mais), de certa forma fica mais fácil de decidir, assim como biomedicina, ou você trabalha em um laboratório de analises clinicas, ou se torna professor ou se torna pesquisador.
Já no turismo a realidade é inversa, em síntese temos os seguintes campos de atuação, cruzeiros, agencias de viagens, docente, poder publico, eventos, hotelaria, gastronomia, guia de rotas, projetos, pesquisa, preservação, imprensa turística, marketing turístico, recreação e muitos outros campos. Além disso, o turismo possui segmentos, como o turismo de negócios, rural, saber, aventura, natural, ecológico, histórico, pesca, gastronômico, náutico, étnico, religioso e muitos outros mais.
Então se torna um pouco difícil achar a área de atuação, claro que alguns já possuem mais afinidades com algumas áreas e acabam se empenhando nelas. Durante o decorrer do curso é possível diagnosticar as suas afinidades e investir na que mais lhe convém, mas se isso não estiver dando muito certo vamos paras algumas dicas um pouco clichê:
- Faça estágios para aplicar a teoria apendida em sala de aula, assim você poderá contextualizar o aprendizado e verificar se é algo que você goste.
- Participe de feiras e palestras do setor de turismo.
-Converse com profissionais já atuantes na área (pode ser os professores mesmo).
- Se o seu curso tiver, participe da empresa júnior, ela tem o intuito de colocar em prática tudo o que você aprende em aula.
Imagem Retirada da Internet
Bom em síntese, prove de tudo um pouco, você só saberá o que vai gostar quando experimentar, não se preocupe em sair da faculdade e já garantir o emprego até o fim da vida, fique despreocupado a vida é feita de tentativas e aprendizado, seja com os erros ou com os acertos.
Portanto, desafia-se procure um emprego no setor e tente absorver tudo o que ele pode te oferecer e, se por acaso esta terminado turismo e ainda acha que não é a sua área, não há problema algum, conhecimento nunca é de mais, faça uma segunda graduação ou prossiga para um mestrado. Como diz uma grande máxima ‘conhecimento é a única coisa que não tiram de você’, então assim que formado você esta um passo a frente de muitas pessoas, e a hora de errar ou acertar é agora.
Boa Sorte!

Fonte: A Arte do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previsão do tempo