Areia Branca

domingo, 22 de fevereiro de 2015

O turismo como atividade econômica e suas diversas formas


O turismo é uma atividade econômica relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural (condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo e hidrografia ou proximidade do oceano) e cultural (paisagem arquitetônica, museus, eventos culturais, estrutura do comércio e eventos econômicos como feiras comerciais, conferências internacionais, etc.)
Nesse sentido, as atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo. De fato, a paisagem é o primeiro contato do turista e é importante que ela produza uma sensação favorável, atraente e harmoniosa.
Há, ainda, os casos do espaço destinado ao turismo produzido artificialmente, independentemente de sua história, de seu contexto cultural ou mesmo da paisagem natural.

Complexidade do Espaço Turístico


O turismo na sua enorme complexidade reveste-se de tríplice aspecto com incidências territoriais específicas em cada um deles. Trata-se de fenômeno que apresenta áreas de dispersão (emissoras), áreas de deslocamento e áreas de atração (receptoras). É nestas que se manifesta materialmente o espaço turístico ou se reformula o espaço anteriormente ocupado. É aqui também que se dá de forma mais acentuada o consumo do espaço.
A dificuldade para definir-se o espaço turístico está basicamente em captar o peso ou a força que essa atividade exerce na produção do espaço. Distinguem-se facilmente os espaços de vocação turística, como os parques nacionais; apesar de neles o turismo ser uma atividade intensamente explorada, não foi esta que os produziu. Por outro lado encontram-se espaços produzidos pelo turismo e para o turismo, apesar da ausência de quase todos os fatores apontados como favoráveis para a produção do espaço turístico (como é o caso de Las Vegas).

Las Vegas, a cidade dos Superlativos


No dia 17 de abril de 1958, a cidade mais luminosa do planeta, segundo aferição oficial de um satélite que circunda a Terra a 800 quilômetros de altitude, decidiu apagar todos os seus luminosos. Las Vegas adotou a medida extrema para tentar afugentar as centenas de milhões de gafanhotos, que, vindos do deserto adjacente, invadiram a cidade.
Mas o que levou mais de 38 milhões e quinhentos mil turistas à um bloco de prédios no meio do deserto do Estado de Nevada, no ano passado? Essa cidade recebeu cerca de 8 vezes mais turistas do que todo o Brasil no mesmo período. A cidade abriga nada menos que dezessete dos vinte maiores hotéis do planeta - e referir-se a eles como hotéis é como chamar um avestruz de passarinho. Vegas pode hospedar 350 000 pessoas por noite. É quase toda a sua população. Se você não imagina o quanto é isso, saiba que, em um mês, com apenas um casal por apartamento, praticamente toda a população da cidade de São Paulo poderia passar uma noite em Vegas.
Las Vegas é um excelente exemplo de espaço produzido artificialmente para exploração do turismo. Localiza-se em pleno deserto de Nevada, cujo índice pluviométrico pouco ultrapassa 100mm anuais, distante mais de quinhentos quilômetros de Los Angeles e quase mil quilômetros de São Francisco, dois grandes centros urbanos da Califórnia que, além de se comportarem como pólos emissores, funcionam também na captação e na distribuição da demanda turística de Las Vegas, provenientes do mundo todo que utilizam seus modernos aeroportos para baldeação para a capital mundial do jogo.
Mas da mesma forma que pode ser visto como uma atividade de consumo, entre outras coisas, do próprio espaço geográfico, por pessoas que estabelecem uma relação passageira com ele, o turismo depende de que esse espaço seja produzido para que possa desenvolver-se como atividade econômica, ou seja, como produto de consumo. Nesse sentido, hotéis, resorts, parques temáticos, guias, agências especializadas e agências de viagens formam uma complexa rede de interesses. O papel do Estado é fundamental no planejamento e na criação de infra-estrutura adequada, tais como estradas, aeroportos, portos e rede de água e esgoto, para atender ao volume de população que se estabelece temporariamente no local.
Atualmente, o conjunto de atividades relacionadas ao turismo é um dos principais negócios do mundo e tem sido uma das atividades que mais cresceu na última década. O faturamento do turismo nesse período coloca o setor ao lado da indústria petrolífera, da indústria automobilística, da indústria de armamentos e dos serviços financeiros, incluindo uma gama variada das atividades citadas anteriormente.
A Europa é, de longe, o mais importante destino de turistas, devido a seus atrativos históricos e culturais: monumentos, museus, arquitetura, espaços públicos, além da costa mediterrânea, muito procurada nos meses de verão, principalmente pelos próprios europeus, e dos Alpes, cobiçados durante o inverno. Além disso, possui infra-estrutura para receber o grande fluxo anual de pessoas de fora, que, em alguns países supera em volume a própria população residente. Os mais visitados são a França, a Espanha, a Itália, o Reino Unido e a Alemanha
Fonte: Geomundo

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